Paragliding Word Cup - Portugal 2010


2º Cláudio Virgílio
3º Julien Wirtz


Começou hoje mais uma Taça do Mundo de Parapente. Muitos pilotos já chegaram e fizeram o seu voo de treino num dia único na Serra da Estrela. Estão cá muitos pilotos de muitas nacionalidades, a liderar em numero os pilotos oriundos do Brasil e de Espanha. A cerimonia oficial de abertura da prova correu bem e foi seguida de um cocktail para pilotos, companhias e toda a organização. Amanha parece ser possível voar. Está tudo entusiasmado para testar as novas asas, muitas delas estão a ser testadas pela primeira vez aqui!

Irei tentar dar diariamente cobertura do que se vai acontecendo assim como das novidades e dos resultados.

Alguns links importantes para acompanhar esta Taça do Mundo:

Paragliding Forum
Forum Wind
Site Oficial PWC
Blog do Brasileiro Clayton



LIVE TRACKING
LIVE TRACKING DOWNLOAD



Dia 1- Domingo - Manga Cancelada

Subimos para a descolagem logo pelas 10h da manha certas! Neste tipo de prova não há briefing antes da saída para a montanha. Um pouco cedo para o local de voo mas o tempo até se passou bem. Conversa com este e com aquele, na maioria das vezes sobre as novidades acabadinhas de chegar relativemente as asas. A manga acabou por ser cancelada logo após a descolagem de alguns pilotos por desenvolvimentos verticais e vento forte na descolagem. Ainda descolamos mais alguns pilotos e deu para fazer um pequeno voo até aterragem oficial. Já voa aqui a Tracer da Sol Paragliders de duas linhas e sem carbono. Também está cá um piloto ou dois com um prototipo da Advance de 2 linhas e que não deixa deixa tirar fotos. Algumas Niviuk Icepeak 4 com Carbono de 2 linhas e também de 3 linhas sem carbono. O Nuno Virgílio já tem a sua Axis Mercury 2 linhas com carbono e está a gostar da máquina. Contudo isto mais parece um Anual Meeting Ozone R10.2. Quase todos tem uma e todas da mesma cor. Não dá para marcar ninguém!! A asa não tem carbono e parece ser a mais sólida de todas e quanto à performance nos próximos dias chegarão novidades.
Até amanha.

Dia 2 - Segunda - Manga Válida de 87km
Mas que dia! Linhares Power, não tenho outro nome. O dia parecia não prometer grandes voos, embora a previsão fosse boa, a pouco visibilidade fez-nos pensar que tudo estaria a funcionar mal, mas de facto tudo bombou. Descolaram mais de 110 pilotos, uns 60 a 70 no golo. Não sei se é o nível alto dos pilotos ou se a meteo hoje estava melhor. Logo no start fazer 2000m não era problema. O andamento foi muito muito rápido, sendo que o primeiro piloto chegou com 2h28m e eu cheguei 6 minutos depois com 2h34m juntamento com o grupo da frente e fiquei em 45º lugar, imaginem só!! O Claudio Virgulino chegou em 4º e o Virgulino mais velho chegou em 9º. O resto dos tugas não chegaram à meta, sendo que a Sílvia Ventura ficou a 1km do golo.
O andamento é bom e o local está a bombar!
Até amanha!
Roberto

Dia 3 - Terça - Manga Válida de 5okm
A previsão não era animadora, entraria vento forte logo no inicio da tarde e a manga teve de arrancar cedo pois o vento já se fazia sentir. Start fácil de fazer com subida ao 2000m com relativa facilidade. O resto da manga foi mais dificil que no dia anterior, a térmica mais fraca, sendo que a prova foi feita entre os 1000 e os 1700m. Hoje os grupos eram mais pequenos e separados, tendo-se tomado decisões bastante diferentes no inicio da prova. Muitos pilotos a ficarem pelo caminho, foi preciso aproveitar melhor as térmicas fracas do dia! O Cláudio e o Nuno a chegaram isolados com uns 3 ou 4 minutos de avanço do grupo juntamente com Gregório, um Espanhol e grande amigo de Tenerife. Na geral o Cláudio em primeiro e o Nuno em segundo! Grandes tugas a mostrar quem manda! Eu estou em 35, lugar que espero conseguir manter. O Pedro Moreita chegou hoje em 33º lugar, sendo que hoje optou por ter mais calma, pois ontem ia na frente até quase ao final da prova onde não conseguiu a última térmica.
Isto promete. Sigam os voos li Live Tracking, pois está a funcionar bem.
Até amanha. ;)
Roberto

World cup portugal task 2 part 2 the flight from broers philippe on Vimeo.

Dia 4- Quarta - Manga Válida de 50km
Hoje o dia não esteve tão bom quanto nos dias anteriores, ainda assim chegaram 70 pilotos ao golo. Impressionante. Uma manga um pouco atípica, pois correu bem a muitos pilotos que até aqui não estavam bem posicionados e mal aqueles que estavam melhor classificados. Nuno e Cláudio chegaram ao golo já tarde, o Paulo Silva chegou também ao golo e a Silvia desta vez também não perdou, fez golo. Penso que fui o segundo mais proximo do golo com apenas 30km percorridos. Fui directo ao chão depois de sair da minha melhor térmica até quase aos 2000m. Descendente de -5m/s fez-me acreditar que uma boa térmica se avizinhava. Eu e mais 5 ou 6 pilotos a que me juntei fomos directo ao chão. Nunca tinha entrado numa descendente tão longa. Acho que entrei num mau ciclo. Enfim, penso que não poderia ter feito mais nada! Hoje a visibilidade no ar era quase nula, 500m bastavam para nao ver nenhum piloto no ar, dando a sensação de que estavamos sempre sozinhos. O dia estava difícil e fiquei admirado quando soube que tantos pilotos tinham chegado a meta. O andamento é bom.
Espero voar melhor amanha e que todos os Tugas também!
Até amanha.
Roberto

Dia 5, 6 e 7 - Quinta, Sexta e Sábado - Mangas Canceladas




0 comentários:

Enviar um comentário